Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

French, Biscuit & Fit

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

French, Biscuit & Fit

12
Fev19

10 passos para tratar da pele do rosto

Sandra Veigas Coelho

Olá meninas (e meninos)!

 

Após uma pausa, regresso e desta vez com um post sobre os cuidados básicos a ter com a pele do rosto.

O stress, a má alimentação, o excesso de sol, o tabaco, as alterações hormonais e a poluição são alguns dos fatores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência da pele.

Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto é necessária para minimizar esses efeitos negativos, e deve fazer parte da nossa higiene diária. 

Ficam aqui 10 passos básicos para ter uma pele saudável:

1- Esfoliante - usar ou não usar? Depende. Se a sua pele for mista ou oleosa deverá utilizar de 2 a 3 vezes por semana. Em peles normais, use com menos frequência e peles secas o melhor é não usar pois a pele poderá ficar ressequida.  Deve aplicar o esfoliante na pele húmida, fazendo movimentos circulares durante 15 / 30 segundos e depois enxaguar com água tépida.    

 

2- Limpar a pele com sabonete ou espuma - se tiver alergias, pele oleosa ou alguma outra condição que precisa de tratamento especial, use um sabonete específico, de preferência sugerido pelo dermatologista. Muitas mulheres com a pele oleosa lavam o rosto várias vezes ao dia, mas lavar em demasia estimula as glândulas sebáceas. Duas vezes por dia é o suficiente.

     

3-Após a pele limpa aplicar água micelar - depois da lavagem, use um tónico para terminar a limpeza e preparar a pele para o produto seguinte. Também deverá ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.

 

4- Aplicar o sérum - com a pele já limpa aplicar um sérum adequado ao seu tipo de pele. O sérum é fluído e não gorduroso e por isso penetra mais rápida e profundamente na pele. Assim, graças à sua textura, atua mais rapidamente que um hidratante e trata mais eficazmente um ou vários problemas específicos da pele.

 

5- Hidratar - Os séruns, por penetrarem rapidamente na pele, não são suficientes para a proteger. Por isso, é fundamental acompanhar o seu uso com a aplicação de um creme hidratante, que deve ser colocado a seguir, sobre a pele.

 

6- Filtro solar - Mesmo no inverno devemos aplicar sempre protetor solar com FPS 30 ou superior! Poderá usar protetor solar com cor ou BB cream com filtro desde que possuam o FPS adequado.

 

7- Máscara - Usar uma máscara adequada ao nosso tipo de pele uma vez por semana poderá fazer toda a diferença! Procure um produto que atenda às necessidades da sua pele e sinta a diferença na hora.

    

8- A ordem das coisas - Se já se perdeu com tanto produto vamos recapitular: deve começar por lavar o rosto e depois usar o tónico. Em seguida, aplique o sérum seguido do creme hidratante.  Depois aplica-se o protetor solar e, por fim, a maquilhagem, se a usar.

     

9- À noite - além de todo o ritual de lavagem, a noite é o melhor momento para tratar a pele com produtos mais potentes, como ácidos, máscaras, hidratantes e agentes clareadores. 

      

10-Tire a maquilhagem (sempre!) - deixei esta dica para o fim porque não tirar a maquilhagem é o erro que a maioria das mulheres comete. Por muito exausta que chegue a casa, tem mesmo de limpar a pele antes de ir dormir e hidratá-la, evitando assim o aparecimento de borbulhas ou da pele ficar ressequida.

 

Por último, deixo uma foto de alguns dos produtos que utilizo da marca Filorga. Fiquei fã desta marca que pode encontrar à venda em qualquer farmácia. É uma marca recomendada pela maioria dos dermatologistas:

rS%8AweHTz6MHkabEgd+NQ.jpg

 

 

Fontes:

https://mini-saia.blogs.sapo.pt/1338631.html

https://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2015/11/como-cuidar-da-pele-do-rosto-aqui-10-dicas-definitivas.html

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub