Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

French, Biscuit & Fit

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

French, Biscuit & Fit

22
Mar18

A importância do exercício físico para o cérebro

Sandra Veigas Coelho

São bem conhecidos os benefícios da prática de exercício físico para a saúde física.

No entanto, há vários factos e evidências que demonstram que o desporto traz também muitos benefícios para a saúde cognitiva.

 

fullsizeoutput_6ec.jpeg

 A atividade física tem vários benefícios quando se trata da saúde mental, que vão desde melhorias na aprendizagem até à prevenção de demências e atenuação dos efeitos do envelhecimento do cérebro.

As primeiras evidências vieram de estudos com roedores, há mais de 15 anos. Várias pesquisas afirmaram que há maior produção de neurónios (as nossas células cerebrais) e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares.

Verificou-se ainda que o exercício aumenta a capacidade de adaptação do cérebro em criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade. Em estudos efetuados em indivíduos, através da ressonância magnética, foi possível observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo.

Hoje sabemos que o exercício, especialmente exercício aeróbico, tem efeitos positivos sobre a função cerebral, que vão desde o sistema molecular ao nível comportamental.

benefícios para o cérebro

Diversas conclusões foram tiradas, das quais:

  • O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue fornece oxigénio e glicose, que o cérebro precisa para a execução de tarefas como a atenção e concentração mental.
  • Estudos mostram que regime de exercícios aeróbicos podem aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.
  • A atividade física intensa aumenta ainda a produção e a liberação de neurotransmissores, especificamente dois neurotransmissores comuns - glutamato e ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Essas hormonas são produzidas pelos neurónios e atuam nas sinapses, a comunicação entre essas células.
  • Indiretamente, o exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e a ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.

Todos estes benefícios não são apenas para adultos, mas para as crianças também. O exercício é crucial para o cérebro em fase de desenvolvimento das crianças. Aqueles que fazem mais exercício tendem a obter melhores notas, uma melhor concentração, e até mesmo a obter uma melhor noite de sono.

 

 

 

Fonte: www.homesplace.pt

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub