Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

French, Biscuit & Fit

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

ser Criativo, ser Saudável, ser Fit!

French, Biscuit & Fit

22
Nov19

Os 5 perfis do ser humano

Sandra Veigas Coelho

BE19020A-E77A-4901-82D3-1B890D715F85.jpg

A reflexão é algo essencial para nós, seres humanos, podermos evoluir enquanto pessoas. Evoluir no bom sentido, para crescermos como pessoas, aprendermos a sermos melhores. Para tal, não basta olhar apenas para o lado bom, mas também para o lado mais sombrio.

Hoje decidi dedicar-me ao tipo de pessoas que nos rodeiam, não esquecendo que também nos enquadramos num dos perfis ou talvez sejamos um pouquinho de cada um. 

 

***

Viver em paz e harmonia com quem nos rodeia não é tarefa fácil.

As pessoas sempre foram complicadas. Não é de hoje, nem de ontem... É assim agora e sempre o será. O ser humano é complexo, cheio de virtudes e com imensos defeitos também! 

Para simplificar, decidi "classificar" as pessoas que nos rodeiam e que convivem connosco no dia-a-dia em cinco categorias/perfis:

1- o/a coitadinho/a;

2- o/a gabarolas/"Sabe-tudo";

3- o/a interesseiro/a;

4- o/a ingénuo/a;

5- o/a frontal/ bruto/a.

Na 1ª categoria encontramos aquele tipo de pessoa que passa a vida a lamentar-se. Para ela tudo corre sempre mal e a culpa da sua vida estar assim, por incrível que pareça, nunca é dela, será sempre de outrem.

Quando se depara com gente assim, pare um pouco e pense: será que é assim tão desgraçadinho/a como diz ser? Será que a vida desse indivíduo é assim tão má? Se refletir 5 minutos irá verificar que essa pessoa até tem uma vida boa, talvez mesmo melhor que a sua (e você nunca se queixa ou raramente o faz pois nem sequer lhe dá oportunidade mesmo que o quisesse fazer). Por isso, não tenha pena. Quem está mal, tem de mudar algo na sua vida, e lamentar-se de nada adianta. Às vezes essas pessoas apenas fazem a "fita" para que tenham pena dela e assim tentar tomar partido em variadas situações. 

 

O Gabarolas é aquele tipo de pessoa que sabe tudo, contrariá-lo está fora de questão: é dono da verdade e mais ninguém. Se Deus existe no Céu, o Gabarolas existe na terra! O Gabarolas sente a necessidade de ser idolatrado, é egocêntrico por natureza e a atenção tem de estar sempre centrada nele. Lidar diariamente com um gabarolas pode levar mesmo à exaustão emocional. É um espécimen a evitar; se tal for impossível, ignore-o, deixe-o falar, mas atenção, ele tem de entender que você não está "nem aí" para aquilo que ele diz. Acredite que o gabarolas o deixará em paz num ápice e procurará uma nova presa!

 

Na 3ª categoria encontramos o interesseiro.

O ser humano é interesseiro por natureza, disso não há qualquer dúvida. No entanto, há pessoas que ultrapassam a escala e levam o interesse acima de tudo: da amizade, do respeito...

Um interesseiro é facilmente detetável, e infelizmente há quem prefira estar na companhia de alguém assim do que estar sozinho. Acreditem, é muito melhor estar só do que mal acompanhado! Sim, um interesseiro é a pior companhia que alguém poderá desejar. Sabem porquê? Porque esse tipo de pessoa só estará consigo enquanto tiver algum tipo de interesse; quando deixar de lhe ser útil esse "amigo" irá descartá-lo da mesma forma como você manda para o lixo um par de cuecas velhas.

 

Depois vem o ingénuo. O ingénuo é aquela pessoa que acredita em tudo o que lhe dizem. Não vêm maldade em nada. Na perspetiva do ingénuo, toda a gente é honesta, bonita e "boa". Sou sincera, por vezes não tenho paciência para indivíduos assim. "Acordem para a vida! ", apetece-me dizer-lhes. Geralmente, essas pessoas nunca tiveram de enfrentar, até aquele dia, grandes dificuldades na vida, nem financeiras, nem familiares, nem amorosas e, por isso, como a vida até lhes corre bem, acreditam ainda no Pai Natal e na Fada dos Dentes. Por vezes, também gostaria de ser assim, até certo ponto, acho que talvez sinta uma pontinha (ou "pontona") de inveja por essa categoria de seres... Afinal de contas o ignorante não é sempre o mais feliz?

 

Avançando na lista, encontramos aquele tipo de ser humano que quase ninguém aprecia, o frontal, que muitas vezes é apelidado de bruto. E porquê? Porque esse tipo de indivíduo diz o que pensa, é direto e se lhe pedir uma opinião ele irá ser sincero e dizer o que realmente acha, e não aquilo que quer ouvir. E por isso, muitas vezes essas pessoas não têm muitos amigos, porque a maioria prefere andar iludida. Mas como diz o velho ditado, amigos verdadeiros contam-se pelos dedos de uma mão e sobrarão dedos. Mil vezes um bruto que no fundo só quer o nosso bem, do que um interesseiro que só dá graxa para obter o que quer.

 

Todos temos um pouco dessas 5 categorias no nosso sangue, mas umas numa percentagem mais elevadas do que outras. Não invejem os outros, não desejem o mal ao próximo e hajam de forma a dormir de consciência limpa.

E acima de tudo, sejam felizes! 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub